terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Técnica Pomodoro

Foco na minha vida nunca foi tão importante como está sendo hoje, buscando desenvolvimento pessoal para cada vez fazer mais e melhor com menos tempo, comecei a medir minha performance em determinados aspectos que me interessam. Ontem (30/01/12) descobri a técnica Pomodoro, achei fantástica, por isso resolvi compartilhar com vocês.



De forma bem simplificada (como eu gosto), vou explicar sobre esta técnica. Quem não entendeu, busque no Google.

Segundo o Wikipedia a Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de "pomodoros". Após um pomodoro vem uma pausa de 3 a 5 minutos. E o objetivo é que a cada quatro pomodoros fazer uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.

Francesco tinha dificuldade de concentração nos estudos, estava na cozinha, olhou no relógio e decidiu tentar se focar durante 10 minutos, sem que nada pudesse distraí-lo. Como podem ver a técnica deu certo.

Achei fantástica essa idéia,  pois temos muita dificuldade de concentração, hoje em dia são tantas coisas que nos distraem, colegas de trabalho, celular, facebook, twitter, orkut e etc etc.

Aplicativos Pomodoros

Para facilitar, descobri que nas Extensões do Google Chrome, existem aplicativos "pomodoros". Basicamente são cronometros, eles "apitam" quando o tempo acabou.

Tem 3 que eu particularmente achei bastante bacana:
- Timeout - Time Management
- Pomodoro Daisuki
- Tomatoes

Essas ferramentas tem opções de você bloquear determinados sites enquanto está focado.

Bom fica a critério de vocês decidir qual é o melhor.



Por que usar a técnica pomodoro

Maior concentração igual a mais produtividade em menos tempo, e hoje em dia, tempo é dinheiro. Na minha área de vendas por ex: sou remunerado sobre comissões, então nada mais importante do que correr atrás de vendas, e muitas vezes acabo me distraindo. Com a idéia de medir performance, vejo quanto tempo demoro pra fazer determinadas atividades, e vou cada vez melhorando a performance fazendo mais em menos tempo. Agora com a técnica pomodoro, espero fazer muito mais do que faço em menos tempo.

Como usar?

Basta instalar um dos aplicativos citado logo acima, escolher uma tarefa a ser realizada e começar a cronometrar. Após 25 minutos executando determinada tarefa, dê uma pausa de 5 minutos. Logo depois faça de novo, de novo e de novo. O ideal é executar 4 vezez, após isso ter uma pausa mais demorada, de meia hora. Simples assim.

É isso aí, mãos a obra.

Obs: Escrevi este post usando a Técnica Pomodoro. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário